Salvador é mágica. Pelo povo, pela história, pela beleza e pelo tempo. Estar na bahia é obrigatoriamente estar no tempo dos baianos, é sair do frenesi de sempre querer fazer o que precisa ser feito o mais rápido possível, para estar fazendo as coisas sempre, mas sem pressa. Aqui ou você vai de boa, ou você não vai à lugar nenhum. É estranho explicar como, mas tive a sensação nítida de que o Brasil começou aqui e pelo que percebi, as mesmas desigualdades, violências e inconsequências de que qualquer cidade grande também estão aqui 🙁
Bom, agora sim vou falar do evento, WordCamp Salvador 2014. O evento foi um sucesso de público com 153 pagantes, e mais cerca de 40 pessoas como palestrantes, organizadores, voluntários e micro patrocinadores (Comunidade). Fiz uma entrevista com o organizador Leo Baiano, que gostaria de compartilhar, segue:
Não peguei a abertura do evento, mas logo ao chegar e ver as pessoas ajudando, as estruturas, voltei no tempo, para Curitiba em 2010, o primeiro WordCamp local que foi feito no país, num formato mais universitário, mais comunitário, com menos status e mais trabalho humano. Cartazes de localização e indicação impressos em sulfite e um faculdade simples, mas estruturada, também me levaram ao passado.Tivemos a presença inédita de um Sagui em um WordCamp, aqui conhecido como Mico 🙂 Seguem algumas fotos:
A programação foi bem diversa com figuras conhecidas do cenário nacional, mas com um grande foco em palestrantes da região também, com contextos e sotaques mais semelhantes. O conteúdo ao meu ver foi em sua maioria para desenvolvedores, mas design e produção de conteúdo estavam sim contemplados, e bem contemplados por sinal. Senti falta de apresentações sobre negócios WordPress, tanto casos de sucesso como abordagens teóricas sobre o assunto.
Já conhecia o Leo de outros WordCamps (e WordCanas) mas agora pude conhecer melhor seu trabalho como líder da comunidade local e também estou impressionado. Seu Guia de Sobrevivência bem humorado e certeiro já me deu dicas do que estaria por vir, mas foi a matéria sobre o evento que saiu no WPTavern que deu a dimensão de sua capacidade de ação, parabéns a toda a comunidade WordPress soteropolitana.
Valeu Diego, tenho certeza de que esse será o primeiro de muitos WordCamps aqui em Salvador. Bom saber que curtiu o nosso evento e esperamos que venha novamente em 2015, será bem vindo.
Pingback: A Brasa na comunidade WordPress | Brasa - Temas WordPress feitos à mão